terça-feira, 14 de outubro de 2014

SINTERO CHAPA 02 PARA MUDAR



SINTERO: CHAPA 02 INTENSIFICA CAMPANHA PELA MUDANÇA

Após quase 30 anos, os filiados ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Rondônia vivem hoje mais uma oportunidade de mudar os destinos do SINTERO, que nos últimos anos esteve muito distante da educação e se omitiu em muitas ocasiões.

Por este motivo, é evidente, em todos os setores, a indignação dos servidores filiados ao sindicato. Entre outras situações, a proposta mais comentada pelos filiados é devolver o SINTERO para os trabalhadores, tendo em vista que durante muitos anos o sindicato foi usado apenas para servir a partidos políticos, deixando de lado as lutas por uma educação de qualidade e a valorização dos trabalhadores.

A educação realmente precisa de um sindicato que discuta os problemas da educação; não a situação de partidos políticos e candidatos de determinados partidos. Pensando nisso, os servidores abriram uma discussão e formaram a CHAPA 02, que defende a desvinculação do SINTERO de partidos políticos, que seja voltada para discutir a valorização dos servidores.

Além disso, a CHAPA 02 propõe que cada regional tenha uma Assessoria Jurídica, para atender as necessidades dos filiados, mesmo porque a maioria deles está nos municípios do interior; que seja implantado um sistema de transporte na capital, para atender servidores do interior que estejam na capital a serviço, ou buscando atendimento administrativo ou de saúde. Esta proposta atenderia uma antiga reivindicação dos servidores residentes no interior do estado e que se sentem abandonados, quando precisam se deslocar para Porto-Velho.

Há, ainda, uma série de outras propostas que foram feitas pelos filiados de todos os municípios e que foram acatadas pela CHAPA 02, justamente por serem o resultado de reivindicações da maioria da categoria, mas que ficaram relegadas a segundo plano pela atual diretoria. Importante ressaltar, para que todos tenham clareza do assunto, que a eleição de uma nova chapa não encerra nem interrompe nenhuma ação que eventualmente esteja em curso, pois o sindicato é uma instituição que permanece. A mudança representa justamente uma nova dinâmica e a esperança de que os atos do SINTERO sejam no sentido de beneficiar seus filiados, pois não é salutar a perpetuação de pessoas no poder. O desgaste é evidente e a falta de credibilidade flagrante.

Depois de ficar três anos no mandato, somente agora a Diretoria do SINTERO publica nota na imprensa dizendo que vai lutar para que os trabalhadores tenham o auxílio-transporte em todos os municípios. Por que somente agora, durante a campanha, a diretoria propõe isso? Será que não sabiam desta necessidade durante os anos que estão no poder?

Todos os filiados conhecem muito bem as propostas que foram feitas pela atual Diretoria em 2011 e que até hoje não foram cumpridas, entre elas o pagamento das ações judiciais e a transposição dos servidores. Tudo não passou de promessas de campanha.

A CHAPA 02 tem o compromisso de lutar para que os servidores da educação tenham seus interesses atendidos, e que as decisões sejam o resultado da categoria, não da Diretoria, como ocorreu na última greve, quando todos foram surpreendidos com a publicação de uma nota, encerrando a greve, sem consultar a categoria. É preciso que haja, de verdade, uma mudança para que os trabalhadores sejam respeitados pelos governantes. Também é chegada a hora de mudar para que os trabalhadores sejam também respeitados pela Diretoria do SINTERO.


CHAPA 02
RENOVAÇÃO, CORAGEM E LUTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário